terça-feira, 14 de agosto de 2012

Praça de prevenção II

CORIG

  Já fiz um post sobre a praça de Prevenção, mas acho que esse ano ela é ainda mais importante pra mim. O motivo? Eu sou a chefe da comissão organizadora.
  Organizar esse evento é bem mais difícil do que eu imaginava, confesso! Ainda mais quando temos duas no ano, já que este ano tivemos o 19º Congresso Odontológico Rio-Grandense. A praça no CORIG foi um sucesso e acho que o recorde de crianças. Eram 3 escolas por turno e algumas escolas com quase 100 crianças. Um desafio pra todos nós, mas, com certeza, muito gratificante.


   Pra quem não conhece, a Praça de Prevenção é um evento onde crianças aprendem sobre saúde bucal de uma maneira divertida! Primeiro falamos um pouco sobre doenças como cárie e gengivite, questionando os hábitos de higiene que elas têm. Nessa hora tambem mostramos a maneira adequada de escovação usando um manequim.
  Depois cantamos e dançamos uma música que tenho certeza que fica na cabeça de todos! 

Com sabão
Lavo meu rostinho
Lavo meu pezinho
Lavo a minha mão
Mas pro dente
Ficar bem limpinho
Tem que ter escovação

  As crianças adoram a música e a coreografia, porém adoram mais a parte que chega depois.... O TEATRO. No teatro, os personagens Dick e Hack, as bactérias da cárie, tomam conta da boca do menino que não tem hábitos saudáveis, até que vai no Dr. Dentão, o dentista, pois estava com uma dor terrível, pois a cárie chegou no nervo nervoso. Depois disso, a Dona Escova Escabelada voltou a trabalhar nos dentes do menino e ele começou a levar uma vida saudável.
  Com as informações do teatro de ir regularmente ao dentista e cuidar a alimentação, além de cuidar muito bem dos dentes, as crianças fazem um lanche saudável, comendo uma fruta e depois escovam os dentes com a orientação de nós, acadêmicos.

  A praça, apesar de ser sempre a mesma rotina (palestra, musica, teatro, lanche, escovação) sempre traz algo novo para nós. Sempre temos que saber a maneira de falar e o que falar pra cada grupo de crianças. A experiência nova do ano passado, que se repetiu esse ano, foi o Instituto do Câncer Infantil, sempre com crianças incríveis, super participativas que adoram a Praça.
  Esse ano, no CORIG, nós tivemos a participação das crianças do CEREPAL, Centro de reabilitação de Porto Alegre, que presta atendimento a crianças com paralisia cerebral. Quando me falaram que íamos receber essas crianças fiquei pensando em como eu abordaria, se elas participariam com a gente e eu me surpreendi. Crianças cantaram, dançaram e prestaram atenção em tudo de uma maneira sensacional que todo mundo deveria ter visto.

Em outubro, temos mais praça de prevenção na Semana Acadêmica da UFRGS. Espero por mais experiências incríveis! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário