terça-feira, 21 de agosto de 2012

Curiosidade dos Pacientes #4

BRUXISMO

   Acho que muita gente já ouviu falar em bruxismo e até tem bruxismo. Mas tem gente que só ouviu falar e não sabe o que é direito ou quais os sintomas. O bruxismo ou briquismo (durante o dia) é o ranger (excêntrico) ou apertamento (cêntrico) dos dentes apartir de uma atividade parafuncional.

Cêntrico: Bruxismo de apertamento. Deixa marca na mucosa (linha ceratinizada) e língua dentada. Não há desgaste dentário.
Excêntrico: Ranger os dentes. aparece o desgaste dentário.

Geralmente está relacionado com o alto nível de estresse e/ou ao alinhamento incorreto dos dentes, ocorrendo um ponto de desequilíbrio das funções musculares mastigatórias normais.


Os sinais/sintomas são:
  1. Alteração no movimento: restrição/desvio
  2. Ruído na abertura ou fechamento
  3. Dor (dor de cabeça, nos músculos do pescoço, costas; pode ser confundido com dor de ouvido)


    Muitas vezes as pessoas que tem bruxismo só percebem porque outra pessoa ouviu o rangido dos dentes, mas com a dor de cabeça constante,  dor na articulação e o ruído ao abrir ou fechar a boca (não presente em todos os casos) já é motivo para procurar um dentista.

    O tratamento mais comum é a placa de Michigan, a placa estabilizadora que equilibra os contatos dentários. Usados normalmente durante a noite, quando o ranger dos dentes é mais frequente, ou durante os momentos mais estressantes, como estudo para provas, trabalhos, etc.


Se você tem algum dos sintomas, procure seu dentista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário