quarta-feira, 29 de agosto de 2012

B.O. do Dia: CIGARRO

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

   Em homenagem ao dia de hoje, 29 de agosto, estou postando sobre o que o fumo causa. Todo mundo sabe que cigarro faz mal, que pode causar câncer de pulmão, mas, em relação à boca, só sabem que amarela os dentes.
   Porém, tem muitas outras coisas que podem ser causadas ou pioradas por causa do fumo. A mais grave de todas é o câncer de boca. O câncer de boca, se pego no início, tem uma ótima chance de reverter o quadro, mas, se não for detectado, pode destruir tecidos bucais, ficando um quadro muito feio. É por isso que é MUITO IMPORTANTE que todo dentista faça em todos os pacientes diversas vezes o exame de tecidos moles intra-oral.
   No Brasil, o câncer de boca representa o quinto tipo de câncer em incidência entre os homens e o sétimo entre as mulheres.
  Assim como o câncer de mama incentiva as mulheres a fazer o auto-exame, também se pode realizar o auto-exame do câncer de boca:
   O auto-exame deve ser feito em um local bem iluminado, diante do espelho. O objetivo é identificar lesões precursoras do câncer de boca. Devem ser observados sinais como mudança na cor da pele e mucosas, endurecimentos, caroços, feridas, inchações, áreas dormentes, dentes quebrados ou amolecidos e úlcera rasa, indolor e avermelhada nas regiões de céu-da-boca, língua (em cima, embaixo e dos dois lados), bochecha e lábio (por fora e por dentro).
  Além do câncer de boca, o cigarro é um fator de risco para a doença periodontal também. O fumo mascara o sangramento periférico, "enganando" o dentista em relação a gengivite e, se não prestar bem atenção, não prevenimos a periodontite. O cigarro diminui o turn over do colágeno também, mais um motivo para quem fuma ter mais chance de ter periodontite.

Por tudo isso e por muitos outros motivos que eu recomendo: DIGA NÃO AO CIGARRO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário