segunda-feira, 3 de junho de 2013

B.O. do Dia: GRUPO DE TABAGISMO

Dia Mundial de Combate ao Tabagismo



Dia 31 de maio foi o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo e resolvi falar aqui sobre o Grupo de Controle de Tabagismo que criamos no Posto de Saúde que estou estagiando. O Grupo foi criado no início de maio e começou com 13 pessoas. Seriam feitos encontros semanais durante um mês, no segundo mês seriam encontros quinzenais e depois encontros mensais durante o resto do ano.

      No primeiro encontro fizemos uma dinâmica de grupo para apresentação dos participantes. Falamos um pouco sobre dependência química, todos os malefícios que o cigarro pode trazer, tabagismo passivo e os participantes escreveram o porquê de parar de fumar. Apresentamos os métodos de parada e pedimos que os pacientes escolhessem a sua data para parar de fumar.
     Depois de passarem pela consulta com o médico, os pacientes foram avaliados para usarem ou não os adesivos de nicotina e/ou remédio, de acordo com o grau de dependência de cada um.



     No segundo encontro, falamos sobre sintomas de abstinência, o porquê de eles acontecerem e maneiras de driblar esses sintomas. O agente de saúde que é educador físico fez dinâmicas de grupo para darem confiança um no outro e brincadeiras para realizar atividades físicas. Ensinamos exercícios de respiração e alongamentos para que eles fizessem em casa em momentos que desse vontade de fumar.



    Depois disso vimos que muitos ainda não haviam parado e decidimos acrescentar dois encontros semanais de motivação. Chamamos pessoas que já haviam participado de um grupo e parado para dar seu depoimento e eles falaram bastante o que faltava para eles pararem e se motivarem mais. No segundo desses encontros de motivação, tínhamos 5 participantes, sendo que 2 desses pararam.
     Os participantes que pararam de fumar estavam super orgulhosos deles e puderam passar pros outros que era possível o que motivou mais os fumantes e tivemos mais uma parada durante aquela semana.
    O encontro realizado no dia 31 de maio foi sobre maneiras para evitar engordar depois de parar de fumar. Tivemos uma técnica de nutrição convidada que deu dicas de cardápio e maneiras para driblar a vontade de comer a cada vez que dá vontade de fumar.

    O grupo está sendo super efetivo, os participantes estão gostando muito do grupo, estão parando de fumar e eu recomendo SEMPRE pra todo mundo que tente, que se esforce para largar esse mal que te domina. PAREM DE FUMAR! Basta querer.
Colocarei cada assunto abordado no grupo de tabagismo aqui no blog nas próximas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário