domingo, 29 de julho de 2012

B.O. do dia: Avulsão

   Estava eu terminando o procedimento no paciente quando escuto alguém falando pro professor que o dente de uma menina tinha caído da boca. O professor rapidamente pediu que a menina entrasse e eu, assim que liberei meu paciente, fui acompanhar o caso.

A menina chegou assim:


Essa menina tinha 12 anos e tinha acabado de cair indo pra escola. Ela tinha sofrido uma avulsão.
Avulsão: deslocamento do dente para fora do alvéolo.
Tratamento proposto: reimplante



   O melhor pra o dente seria que ele tivesse vindo hidratado seja na boca com saliva ou em soro ou leite, porém o quadro dele era sombrio. A menina chegou com o dente limpo, sem sangue ou restos de fibra num pote sem liquido algum. 
   Imediatamente nós colocamos o dente no soro e, antes de reimplantar, botamos no fluor. Quando a paciente chegou tinha passado 2 horas da queda dela e da avulsão do dente 21. Então, depois de hidratado o dente, curetamos o alvéolo pra remover restos de fibras secas e o coágulo que estava impedindo o dente de voltar ao seu lugar.

  

 Depois de reimplantado, foi feita a contensão semi-rígida com fio de nylon e resina composta para que o dente ficasse estabilizado e removido a oclusão, desgastando o dente avulsionado.
    Por fim, restauramos a classe IV do dente 11 e depois de algumas semanas foi feito o tratamento de canal do dente 21 e, na ultima semana de clínica do semestre, removemos a contensão.


Resultado final (ainda com a contensão):

Nenhum comentário:

Postar um comentário